Hoje falarei um pouco de renda fixa.
O que é Renda Fixa?
Basicamente, quem compra um título de renda fixa “empresta” dinheiro para alguém. Em troca, espera receber o valor aplicado de volta com juros. As condições dessa transação – como prazos, taxas, são acertadas desde o início.
Títulos Públicos
Quem aplica em títulos públicos empresta dinheiro para o governo. Os títulos púbicos são considerados os investimentos mais seguros.
CDBs
Os CDBs mais comuns são pós-fixados e oferecem como remuneração um percentual de algum índice de referência. Como por exemplo o CDI.
Debêntures
Debêntures são títulos de crédito emitidos por empresas e negociados no mercado de capitais. Eles também representam uma dívida, como os títulos públicos e os CDBs, mas com emissores diferentes do governo ou dos bancos.
LCI e LCA
Letras de crédito, imobiliário (LCI) e do agronegócio (LCA), é semelhante à dos CDBs. Elas são emitidas por instituições financeiras, com a diferença de serem restritas àquelas com alguma atividade de crédito relacionada ao setor imobiliário ou do agronegócio. Elas também contam com a cobertura do FGC.
CRI e CRA
Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e do Agronegócio (CRA) são um pouco mais complexos, envolvem securitização, um processo que, transforma direitos de crédito, tipo parcelas de um financiamento imobiliário ou o pagamento de aluguéis mensais.
Essa são algumas das opções disponível hoje no mercado, se gostou do conteúdo e está começando nesse mundo de investimento, deixarei um e-book, onde ensina como dar os primeiros passo para chegar na sua liberdade financeira.
Clique aqui para baixar o e-book de como investir em renda fixa.